domingo, 27 de fevereiro de 2011

As Ferramentas - Parte I

Os praticantes da Arte do Bushcraft, dependem de algumas ferramentas básicas para garantir a sua sobrevivência no ambiente natural, a ferramenta principal no meu ponto de vista é a lâmina afiada de uma boa faca, ponto que trataremos adiante, nesta primeira parte falaremos um pouco sobre a pederneira, que conciste em um sílex pirômaco, capaz de produzir faíscas quando percutido ou atritado por peças de metal, em especial o ferro.

A minha pederneira era uma da aztec, vendida em sites de lojas de material esportivo para camping, como esta ai da ilustração, a mesma vem equipada com um sitema de molas, que ao fazer fricção com o próprio cabo produz as faiscas, sistem este bastante falho n meu ponto de vista e que despende bastante energia e poucas faiscas. Então resolvi adapta-la, para melhor utilização.

O que eu fiz foi serrar um cabo de vassoura de madeira, depois desprender a barra de magnesio da pederneira, e adapta-la no cabo de vassoura, para isso fiz um buraco em uma das extremidades usando uma faca de abrir ostra, e um cinzel, depois passei cola e fixei a barra de magnesio, para garantir que o mesmo não se desprendesse usei uma abraçadeira para melhor fixar e que tambem serve de apoio para o dedo polegar na hora de ascender. Depois decorei o cabo de madeira com um ferro de solda. ficou assim:


O apio ficou bem melhor do que o de fábrica, depois adaptei a faca de abrir ostra para ser a lámina de ascender, usei uma lima para criar um fio, já que a mesma só vem com a ponta afiada, ficou perfeita, depois fiz uma bainha de madeira para ela, usando cabo de vassoura, mostrarei como confeciona-la no próximo post. fica ai um vídeo rápido de como usar a pederneira adaptada.


Um comentário:

  1. Beleza de adaptação, João Gustavo. Faço uma sugestão, visando a extirpação da braçadeira de aço. Utilize aquelas linhas enceradas para costura de solados de calçados na cor bege. Elas parecem "sinew" e dão um toque mais adequado a peça. Abraço.

    ResponderExcluir